Notícias

Abastena na 10ª Edição da EXPOFLORESTAL

No passado dia 7 de Maio, a Abastena esteve presente na 10ª Edição da EXPOFLORESTAL, no Parque de Biomassa da The Navigator Company, em Albergaria-a-Velha.
A Abastena esteve representada pelo Eng. Luís Campos, pelo Sr. Armindo Fernandes e pelo Sr. Vasco Rainho atendendo ao convite da The Navigator Company, aproveitando para divulgar os grupos GGFA e BFA e os trabalhos para o desenvolvimento da certificação florestal, e estabelecer contactos com diversos agentes da fileira florestal.

Dia 5 de Maio, ocorreu a abertura oficial da 10ª EXPOFLORESTAL. A cerimónia de abertura foi presidida por Amândio Torres, Secretário de Estado da Floresta e Desenvolvimento Rural e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, bem como com os presidentes das três entidades organizadoras da feira, António Guimarães que preside à AFBV, Pedro Serra Ramos, presidente da ANEFA e Fausto Vidal, presidente dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

A manhã de Sábado, dia 6 de Maio, começou com o Workshop “Melhor Eucalipto”, uma iniciativa da Celpa que promove e divulga as boas práticas florestais e processos de valorização do eucaliptal.
O início da tarde ficou marcado pelo seminário “Conhecer Melhor para Prevenir Melhor”, organizado pela Autoridade para as Condições de Trabalho, no âmbito da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Pouco depois teve lugar um simulacro sobre acidentes de trabalho na floresta, levado a cabo pelos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha em colaboração com a ACT.

Durante a manhã de Domingo, dia 7 de Maio, os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha realizaram um simulacro de acidente florestal, representando os desafios que os soldados da paz enfrentam não poucas vezes nas nossas florestas.
Ao início da tarde houve muita animação com os Groove da Villa a espalhar a sua música e boa disposição pelo recinto da feira.
Ainda durante a tarde, o espaço da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha foi palco de uma prova da carne marinhoa, uma iniciativa que se repetiu nos vários dias da feira, recebendo sempre muita atenção dos visitantes.

A feira encerrou pelas 18h00 com as expectativas bem elevadas para uma próxima edição ainda melhor.