Notícias

Seminário "Os desafios para o futuro do montado"

No passado dia 25 de Maio, a Abastena, representada pelo Dr. Tiago Guerreiro, esteve presente no seminário "Os desafios para o futuro do Montado", no Cine-Teatro Sousa-Telles. O evento foi promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF, I.P.), Câmara Municipal de Ourique e Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA).

Este evento dirigiu-se principalmente aos produtores florestais, agricultores, e técnicos com atividades relacionadas com o montado. 
Dada a importância do Montado para a economia regional e nacional, foi fundamental apresentar e debater as temáticas relacionadas com a sua sustentabilidade, no sentido de continuar a ser um regime explorado de forma extensiva, sujeito a uma intervenção humana regular de modo a constituir sistemas estáveis e multifuncionais, em equilíbrio com o meio natural. 
De salientar ainda que o evento contou com a participação de especialistas reconhecidos de diferentes organismos, numa ótica de transferência de conhecimentos e debate de ideias com os diferentes intervenientes no espaço rural.